De maneira geral, o trabalho do arquiteto no serviço público refere-se a atividades de planejamento, elaboração, implementação e fiscalização de projetos e obras de arquitetura e urbanismo. Sempre considerando as condicionantes sociais, ambientais, físicas, tecnológicas e financeiras.
O arquiteto também pode assessorar a formulação de políticas públicas, estabelecer diretrizes para legislação urbanística e ambiental para preservação do patrimônio histórico e cultural. Além de monitorar a implementação de programas e planos de segurança, manutenção e controle dos espaços e estruturas.
Por fim, o arquiteto pode, ainda, atuar na docência em graduação de universidades federais, por exemplo, dando aulas ou promover estudos e pesquisas em arquitetura e urbanismo.
Outra opção para o arquiteto é atuar em órgãos militares, como as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), que são boas opções para quem busca um plano de carreira sólido. Isso porque na área militar você pode avançar cargos – de tenente oficial, por exemplo, para capitão, e depois para outros postos hierárquicos ainda mais altos. Tudo de acordo com seu tempo de serviço, qualificações e indicações.